sexta-feira, 15 de maio de 2009

cabeça de vento com preguiça à mistura

Com o primeiro tudo é novo.
Sinto que exijo mais dele do que dos outros, o que me leva a pensar que por vezes exijo demais dele e "de menos" dos outros dois :p
É um miúdo vivo, esperto, feliz e, muito, mas muito "cabeça e vento". É fácil concentrar-se (e alhear-se do mundo em redor) se está a fazer um trabalho com gosto, mas se está a fazer algo proposto por outros e se tiver ao lado os amigos/irmãos para brincar é capaz de abandonar um trabalho a meio e ir brincar.. na boa...
Eu já sabia disso e hoje a educadora voltou a frisa-lo, mas com um ar bastante sério que me surpreendeu. Embora diga que ele "apanha tudo", o que é certo é que com tanta conversa distrai os colegas e acaba por deixar imensos trabalhos para terminar depois.
Não me preocupo com o facto de ele poder estar menos preparado para a primária, pois ele há muito que lê e escreve, faz contas de somar, subtrair e multiplicar (assim... sozinho... apanhando as ideias no ar e encaixando as peças do puzzle).
E acho que não é com sermões que ele vai passar a estar mais atento e que com o tempo ele vai lá.
Mas dou por mim a castigá-lo (fica sem computador até terminar a lista de "pendentes") e a exigir que seja mais autónomo e que tenha mais iniciativa para as coisas menos lúdicas (ontem ao jantar demorou 15 (quinze!) minutos para pegar nos talheres e começar a comer...).

Não sei que diga, não sei que faça...

Sem comentários: