sábado, 14 de novembro de 2009

A escola de Ontopaia precisa de todos nós!

A escola de Ontopaia fica na cidade de Nacala, no Norte de Moçambique, perto da célebre Ilha de Moçambique.
Nacala é uma cidade pobre, com duas ou três rua alcatroadas, descendo para o porto de mar que a separa da grande e profunda baía de Nacala. Ao lado fica o porto dos pescadores. Peixe não falta em Nacala.
Podemos dizer que Ontupaia é um novo bairro que cresce na cidade. Servido por um estradão esburacado, lá vamos aos saltos entre casas macuas de porta e duas pequenas janelas, na quase maioria cobertas por colmo. O chão é de areia castanho-avermelhada. E àquela hora matutina (a escola começa pelas seis e quarenta e cinco) cruzamos com crianças de uniforme verde escuro e amarelo que se dirigem para a escola. Se contarmos as do turno da manhã e as do turno da tarde, são mais de mil e quatrocentas que frequentam a escola, desde a 1ª classe até à sétima classe inclusive. Mas há também os pequeninos que frequentam a “escolinha” da parte da manhã.. São na sua maioria crianças lindas, de olhos negros pestanudos, sorriso aberto. Quando nos encontram na rua acenam um “tá-tá”com mão, alguns atrevem-se a um beijo.
A escola é pobre de recursos como é pobre todo o bairro (a maioria das casas não tem luz eléctrica). Muitas carteiras estão estragadas e nalgumas salas não chegam para todos os alunos que têm de se sentar no chão. E embora o governo distribua um livro por disciplina e por aluno (em teoria, porque de facto não chegam para todos) e também um caderno e um lápis, nesta altura do ano já faltam cadernos e lápis. Se pensarmos em material informático, hoje uma ferramenta indispensável nas nossas escolas, na escola de Ontupaia este recurso existe, obsoleto, para uso dos professores e o papel e tinta para a impressora está condicionado pela falta de dinheiro.


Ora espreitem aqui para ficar a conhecer um pouco mais o projecto: http://saltodeleao.blogspot.com/

A entrega de material pode ser feita na seguinte morada: Rua Estêvão Gomes, 25 11-B 4150 - Porto 2ª a 6ª entre as 8h00 e as 14h00

Quando finalmente passar o periodo de "quarentena", vamos lá deixar um caixote com livros e jogos :)

Sem comentários: