Aprendeu na escola como nascem os bebés. Também aprendeu o processo de concepção. Toda a aprendizagem foi acompanhada de fotografias, filmes, interpretações de quadros de pintores famosos (como Klimt) e ele adorou. Todos os dias me fazia imensas perguntas sobre o tema. A cada dia que passava, a complexidade das perguntas aumentava.
Há umas semanas, em plenas férias, pergunta-me:
- Mãe, é possível uma senhora ter um bebé sem pai?
- Ora bem, uma mulher pode não conhecer o pai do bebé, mas precisa sempre de um espermatozoide para que haja concepção.
- Mas como é que faz isso?
- Então... existem sítios onde os espermatozoides estão congelados e os médicos colocam-nos na barriga das senhoras.
- Ahh... E também é possível as senhoras congelarem os óvulos?
- Sim.
- Ahh... E então é possível uma senhora ter um bebé com um óvulo que não é seu e com os espermatozoides de um senhor que não conhece?
- Sim.
- Ahh... e as coisas congeladas aguentam muito tempo no congelador se estragar?
- Sim.
- Anos?
- Sim.
- Então é possível um bebé ser mais velho que a senhora que o tem na barriga?
Ui... que grande nó na cabeça que me deste agora, filho!
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- Mãe, o que é um problema de Matemática?
- É quando temos que descobrir um mistério através de raciocínio matemático... contas...
- Diz-me lá um para eu ver como é.
- Está bem: O João tem duas maçãs e decide dividi-las com o seu irmão. Com quantas maçãs fica cada um?
(silêncio)
(silêncio)
Estava eu a começar a estranhar tanta hesitação quando ele responde:
- Duas metades de maçã cada um!
- Uma maçã... cada um, certo?
- Nãã... duas metades de maçã porque as maçãs podiam ser de tamanho diferente!
Ok... tens razão... boa miúdo!
4 comentários:
É inteligente o menino :)
imbatível eheheheh!
:))
estamos a começar uma nova etapa :)
beijos!
Say what????? O miúdo tá incrível!
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