quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano Novo...

Como explicar a 3 crianças que, no espaço de duas semanas, os seus dois bisavôs deixaram de poder brincar com elas?

Adenda - reacção dos rapazes: Deixa lá mãe, devem os dois a jogar cartas com o Jesus! Quando um perde, sai do jogo. E depois quando perde outro, entra o que saiu... sempre assim, percebes? E quando formos velhinhos vamos para lá jogar com eles. E sempre que quiserem nascer outra vez na barriga de outra mãe, descem por um escorrega-especial e pimba, nascem! Percebes?*

E assim, ainda com o coração machucado, vou fazer um jantar especial de Ano Novo para toda a família, para que todos possamos estar juntos e valorizar, cada vez mais, esses momentos.

Por cá desejamos Óptimo 2010 para vós (e para nós :)!

* tento perceber, filhos, tento perceber...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

...

Na sexta feira fez uma semana que o "Bibú Zé" nos deixou...

Estava acamado há quase três anos, muitas vezes falava connosco sem nos reconhecer, mas mesmo assim, os seus olhos azuis continuavam a ter o brilho de outrora e isso bastava para nos aquecer o coração..



Os meninos, que estavam com ele diversas vezes por semana, adoravam ir ao seu quarto, desafiá-lo para brincar ao lobo mau: eles íam, pé ante pé, e fugiam a correr mal o "Bibu" os assustavam.

Não foi fácil explicar-lhes que o bisavô não iría mais brincar com eles. Que dele ficaria apenas a sua memória...

O P. quis escrever-lhe uma carta, onde, para além da mensagem, desenhou o bisavô a jogar à bola com ele, tal como o fazia há uns anos atrás... É curioso como o representou tão bem, com casaco de malha que usava invariavelmente, com as muletas encostadas ao braço do sofá... E os olhos azuis, brilhantes, brilhantes...

Até breve Avô... o Natal de este ano vai ter menos brilho sem ti...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

intervalo, please!...

Nos últimos anos contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fui ao cinema.
Para imaginarem, da última vez que fui, fiquei supreendida quando as luzes se acenderam para intervalo e o ruido das pipocas - ok, dos comedores de pipocas - ainda conseguem incomodar-me.

Mas... esta é uma altura em que me apetece carregar no "pause" da minha vida, fazer um intervalo, cuidar de mim, dar umas boas gargalhadas, dormir, dormir, dormir, passear, viajar, beber uns copos, dançar, cantar... sem preocupações, e depois, quando estivesse de barriga cheia (de pipocas até, quem sabe?), voltava a carregar no "play" e o filme continuava, exactamente do ponto onde tinha parado.

E então era capaz de voltar a achar piada aos chichis fora da sanita ou mesmo no chão (e ao facto de respado meio braço e um joelho quando escorreguei numa poça do dito), a batalhas de comida e sopa a sair pelo nariz à hora da refeição, aos saltos na cama quando era suposto estarem a dormir há horas, às vezes em que me entram pelo duche dentro para me dizerem uma coisa importantíssima (tão importante que até se esquecem do que era), às vezes (muitas!) em que acordam a meio da noite a chamar-me para afastar sonhos maus (devo ter mesmo má cara quando me acordam, pois não há monstro que me resista ;)...

Ok... ainda não perdi a capacidade de rir de mim própria e dos deliciosos disparates que me rodeiam, mas se me deixassem dormir um bocadinho, ou se me dessem uma tarde de relax... hum... eu seria a mãe mais fixolinhas do mundo!...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

: )

Já começo a respirar fundo...
Ele está com outra cara, mais bem disposto e brincalhão.
Por se lado, a T. começou com febre e muita tosse, mas o pediatra, que entretanto os veio visitar, descarta a possibilidade de ser também pneumonia (de qualquer forma, está também a tomar antibiótico...).

Eu não gosto nada de lhe dar medicamentos, principalmente antibióticos e drogas duvidosas como o tamiflu. Mas como dizia o médico: "É tudo muito giro quando corre bem. Quando as coisas se complicam, é preciso actuar... e rapidamente."

É curioso como o P., mesmo doente, quis continuar a fazer os trabalhos da escola. Aliás, sem que eu visse, fez exercícios de matemática que não era suposto fazer ainda. Ontem recebemos novo e-mail da professora com instruções para começar a ensinar-lhe a letra "c".
Hoje de manhã, esteve a fazer as fichas da nova letra e, por sua iniciativa também, esteve a treiná-la no caderno caligráfico :)

O S., felizmente, depois da gripe, está fresco que nem uma alface e chega todos os dias da escola com um grande sorriso!

Tudo a entrar nos eixos, portanto :)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

:(

O meu "palhacito" está com uma pneumonia.
Resta saber se foi o h1n1 o responsável...
Ontem fez o teste e só hoje por volta das onze da noite saberemos o resultado...

Estou com o coração nas mãos...

------------------------------------------------------------

Adenda:
Felizmente, o teste deu negativo.
Agora sabemos que foi uma bactéria a responsável pela pneumonia.
Assim, interrompemos o Tamiflu e continuamos com o antibiótico.
Só queria que ele não vomitasse de cada vez que come... e que toma o medicamento...
Mas mesmo assim, estou mais descansada.

Obrigada pelo vosso carinho.