segunda-feira, 10 de agosto de 2009

for the record

Este fim de semana:

- O P. tem o primeiro dente a abanar!
- O P. já sabe nadar!

Yô!

(recebi agora por e-mail a lista de material escolar para o meu "estreante na primária" :')

(vamos ali - de férias - e vimos já. Yô!)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

pois... hoje não há fotos

Afinal ontem não começámos o projecto caixa-de-tesouros.

Quando cheguei a casa fui regar os canteiros e o pessoal-mini também me acompanhou, cada um com o seu regador.
Estavamos todos entretidos quando percebi que estava a ficar com os pés encharcados. O S., distraído como sempre, tinha-se esquecido de fechar a torneira, transformando grande parte do terraço num local ideal para fazer skimming...

Resultado: mãe de esfregona em punho, P. de esfregona em punho e S. e T. a lutar plea mini-esfregona-de-brincar.
Enquanto eu e o P. tiravamos água do chão, o S. e a T. enfiavam a esfregona no balde... e tiravam a água que tinhamos acabado de lá colocar...
Andamos pelo menos uma hora nesta brincadeira, de pés gelados e molhados, roupa encharcada umas tantas escorregadelas.. Depois foi tempo de lhes dar um banho quente e de aquecer o jantar (que, por sorte, já estava pronto).

Mesmo assim, quando começamos a jantar, já passava das nove :p

terça-feira, 4 de agosto de 2009

actividade de hoje (#1)

Hoje à tarde, vamos fazer caixas para colocar os tesouros que encontrarmos nas férias.

material:
  • caixas de sapatos (uma para cada um);
  • papel autocolante (convém ser resistente a areias, água e afins);
  • furador;
  • cordões ou fitas;
  • papel ou etiquetas autocolantes;
  • paciência e imaginação para dar a volta aos contratempos.

Amanhã há fotos!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

conversas com os meus botões

há dias em que me apetece parar com tudo. e repensar a vida.
repensar escolhas. repensar ritmos.

apostar. em mim. neles. em nós.
lançar-me. sem medos (de quê?)

aprender/ensinar sem escola.
por exemplo.
deixar sair todo o turbilhão de ideias que ferve em mim todos os dias.

sem medos (de quê?)

acordar sem pressas. deixá-los dormir mais um pouco, se o quiserem.
depois do pequeno almoço, comido sem pressa, também, cuidar da horta.
aprender, muito, pois podemos aprender tanto com um simples canteiro.
aprendemos como vivem os insectos. como crescem as plantas. como podemos tratar delas. como cuidar da nossa caixa de compostagem. como fazer com que as lagartas prefiram a caixa de compostagem às nossas (ainda) frágeis couves. podemos aprender como as folhas têm tantas outras cores que não o verde.

depois de meia hora de bicicleta, skate, casinhas, etc, voltamos para dentro. para desenhar o que aprendemos. para escrever sobre o que aprendemos. para contar o que aprendemos.

o almoço. outro momento onde poderemos aprender tantas coisas.
e a comida tem outro sabor. o sabor do que é feito com carinho e travessuras à mistura.

...

afinal os dias de férias servem para isso mesmo.
parar.
repensar.